Hoje em dia, o cd está se tornando obsoleto em meio a explosão de mídia digital presente no mundo moderno. Esta frase foi dita pelo vocalista da banda Skank, Samuel Rosa, em tom de insatsfação. Confesso ser um colecionador destas peças que caracterizam a música pois dizem de onde ela vem, quem elas são e que cara elas têm, tornando o ato de ouvir música muito mais completo.
As capas dos discos são um cartão de visita dos mesmos, ilustrando o conteúdo que vamos encontrar ao ouvir o disco...OU NÃO, algumas vezes a capa nada tem a ver com o conceito do álbum, por isso deve ser um ponto muito bem observado. Selecionei algumas capas interessantes e suas histórias:
THE BEATLES - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Esta é, com certeza um das capas mais polêmicas de todos os tempos. Isto porque, o álbum foi lançado em uma época onde especulava-se que Paul McCartney estava morto, e havia uma outra pessoa em seu lugar (um sósia). Estes boatos foram reforçados pois, a parte inferior da capa parece tratar-se de um velório, e há um baixo de 3 cordas virado para a esquerda, o baixo de Paul, que era canhoto. As três cordas representam a falta de um beatle.
MADONNA - Bedtime Stories
Após todos os escândalos que nortearam sua carreira em 1992/1993, Madonna ressurgiu com este álbum soft em 1994, Bedtime Stories (Histórias para a hora de dormir). Para a capa, Madonna queria algo como se ela estivesse indo dormir mesmo, queria estar sem maquiagem, sem pentear os cabelos, etc. Porém, deu uma reviravolta na Madonna 'quero-chocar-e-pronto' e ela resolveu carregar e fazer uma superprodução no visual para impressionar o público, brincando com o lado lúdico da hora de dormir. É, não tem jeito.
BRITNEY SPEARS - Circus
Depois de ter aprontado tudo o que quis, e ter transformado sua vida (e a dos outros!) no circo que dá título ao album, Britney ressurge deslumbrante no melhor estilo sorriso Mona Lisa e com cara de boa moça, assim como quem diz "Fiz algo errado?!", sentada no que parece ser um picadeiro. E é ela quem manda nesse circo.
IRON MAIDEN - Fear Of The Dark
A capa desse cd ilustrou por vários anos meus medos infantis, uma vez que a primeira vez que vi, fiquei chocado com essa e várias outras capas de bandas de heavy-metal. Hoje acho isso tudo muito interessante e criativo, e poderosas, pois me assombraram até meados da pré-adolescência. E não fui só eu!
VANESSA PARADIS - M&J
O termo "lolita", muito usado para francesas, caracteriza o tipo de adolescene bonita, charmosa, meiga e talentosa. A cantora e atriz francesa Vanessa Paradis, em seu cd de estréia, M&J, posa descompromissadamene em uma posição de movimento e intriga, ao mesmo que tempo que se firma no mercado e teve uma vendagem estrondosa com esse álbum, que traz o hit "Joe Le Taxi" - #1 worldwide.
MARILYN MANSON - Mechanical Animals
Eu não preciso falar muita coisa, esse cara é a bizarrice. Porém, acho que todas as formas de cultura são válidas, até quando você quer se transformar em uma Barbie demoníaca e colocar isso nas prateleiras de todas as lojas do mundo.
NIRVANA - Nevermind
Essa capa foi um conceito na época em que o cd foi lançado por mostrar uma cena tão curiosa. Recentemente, o bebê da capa reapereceu, já adolescente, e reproduziu a mesma foto. No mínimo, engraçadinho.
NIRVANA - In Utero
Esta capa também faz parte das "capas que chocaram", por mostrar um anjo (?) visceral.
GUNS 'N' ROSES - The Spaghetti Incidend?
0 comentários:
Postar um comentário